SPIRULINA

4 produtos encontrados

4 produtos encontrados
Ordenar por

Spirulina para que serve?

 

A spirulina é uma alga que existe há mais de 3 bilhões de anos. Assim chamado por causa de sua forma espiral, ele pertence à família das cianobactérias ou microalgas azul-esverdeadas. Existem cerca de 1.500 espécies de algas azuis e 36 espécies de spirulina são comestíveis. A principal espécie atualmente disponível no mercado é a Spirulina platensis. Cultivada inicialmente na Califórnia e no Havaí, a spirulina é agora produzida de maneira controlada em todo o mundo onde o clima permite: Chile, China, Cuba, Índia, África Ocidental, Grécia (em estufas geotérmicas), etc. Comercialmente, a spirulina geralmente vem na forma de um pó azul esverdeado desidratado, a granel ou em cápsulas.

 

Composição nutricional. A spirulina possui baixa caloria, contém uma grande quantidade de nutrientes em um volume muito pequeno. No entanto, o seu conteúdo pode variar em função da origem geográfica, mas também de acordo com os processos de cultivo, secagem e moagem.

 

Spirulina em pó

 

A spirulina contém 55% a 70% de proteína de excelente qualidade (proporção de aminoácidos e ótima digestibilidade), ou 2,5g a 3,5g de proteína por 5g de pó.

 

A spirulina é uma fonte excepcional de vários carotenóides (principalmente beta-caroteno, mas também criptoxantina, luteína, zeaxantina, etc.), em torno de 22 mg / 5 g. Em particular, ele fornece uma quantidade astronômica de beta-caroteno, ou seja, de 12.000 IU a 25.000 IU por 5 g de pó.

 

É uma excelente fonte de ferro, de 3 mg a 8 mg por 5 g.

 

Ele contém uma quantidade significativa de ácido gama-linolênico (40 mg a 50 mg / 5 g), um ácido graxo insaturado da família ômega-6. Para saber mais sobre o ômega-6, consulte nossa folha de ácidos graxos essenciais.

 

Além disso, a spirulina é rica em ficocianina, o único pigmento azul natural que pode servir como corante alimentar e ao qual é atribuída uma atividade antioxidante significativa. Ele também contém clorofila e pequenas quantidades de vários minerais.

 

É por isso que essa alga é frequentemente chamada de "superalimento".

 

Spirulina benefícios

 

Vários estudos em animais demonstraram que a spirulina possui propriedades antioxidantes, imunoestimulantes, antidiabéticas e que pode reduzir os níveis de lipídios no sangue. No entanto, até o momento, apesar das alegações de alguns produtores e distribuidores, não há dados suficientes para apoiar sua eficácia em humanos. Na verdade, embora tenha sido objeto de vários ensaios clínicos, muitos deles são pequenos e sua qualidade metodológica muitas vezes deixa muito a desejar.

 

Eficácia incerta Redução de lipídios no sangue. Nesse sentido, os resultados dos testes em animais e humanos são promissores, mas não convincentes o suficiente para concluir que a spirulina funciona. De fato, 7 estudos, com poucos indivíduos (40 ou menos) e cuja metodologia muitas vezes deixa muito a desejar, indicam que a spirulina pode diminuir ligeiramente os níveis de lipídios no sangue. Um estudo publicado em 2008, e de boa qualidade metodológica, enfocou mais assuntos: 78 pessoas saudáveis ??com mais de 60 anos tomaram placebo ou 8 g de spirulina por dia durante 4 meses. Em comparação com o placebo, a spirulina reduziu ligeiramente os níveis de colesterol dos participantes, especialmente o das mulheres. Outro estudo confirma que a spirulina (5g / dia por 15 dias) não só aumenta os níveis de colesterol HDL (referido como “colesterol bom”), mas também diminui os do colesterol LDL (“colesterol ruim”) e triglicerídeos. São necessárias melhores pesquisas para confirmar a eficácia da spirulina no tratamento do colesterol alto.

 

Eficácia incerta Rinite alérgica. Um ensaio na Turquia envolveu 129 pessoas com rinite alérgica. Tomar 2 g de spirulina por dia durante 16 semanas foi muito mais eficaz do que um placebo na redução dos sintomas dos participantes. As propriedades antiinflamatórias da spirulina (2 g por dia durante 12 semanas) podem ser responsáveis ??pela redução dos sintomas que acompanham as alergias nasais, conforme relatado em um estudo randomizado duplo-cego em pacientes com rinite alérgica. Dois outros testes indicam que a spirulina tem um papel positivo no sistema imunológico das mucosas das vias nasais.

 

Diabetes de eficácia incerta. Estudos preliminares em pessoas com diabetes tipo 2 relatam que um tratamento de 2 meses com spirulina reduz os níveis de açúcar no sangue em jejum. Outro estudo indica que a spirulina aumenta a eficácia da insulina em pacientes diabéticos com HIV. Mais estudos são necessários para confirmar esses resultados.

 

Eficácia incerta Sistema imunológico. Testes, em suas maiorias preliminares, indicam que tomar spirulina pode influenciar positivamente certos marcadores de imunidade em pessoas com boa saúde ou com rinite.

 

Outros estudos

Em um ensaio preliminar com 37 indivíduos com diabetes, tomar 8 g de spirulina por 12 semanas não teve efeito sobre os níveis de açúcar no sangue dos participantes. Em contraste, o tratamento teve um leve efeito benéfico nos níveis de triglicerídeos no sangue, bem como em alguns marcadores de inflamação e estresse oxidativo.

Em um estudo de baixa qualidade metodológica em pessoas que sofrem de uma inflamação pré-cancerosa das membranas mucosas da boca (leucoplasia), houve uma recuperação significativamente maior no grupo tratado (1 g de espirulina por dia durante 1 ano) do que no grupo de placebo.

 

De acordo com um ensaio com 16 indivíduos não treinados, tomar spirulina aumentou a resistência ao exercício, reduzindo o estresse oxidativo e a dor muscular em participantes após o exercício. Outro ensaio com 9 atletas que treinam moderadamente indica que 6 g de spirulina por dia durante 4 semanas aumentaram seu desempenho físico.

 

Em um estudo cruzado preliminar, a spirulina a uma taxa de 3 g por dia não reduziu os sintomas em indivíduos com síndrome de fadiga crônica.

 

spirulina para emagrecer

As alegações sobre a eficácia da spirulina - às vezes comercializada como um inibidor de apetite rico em vitaminas - na redução do apetite e na perda de peso são baseadas em um estudo preliminar que durou 4 semanas, no qual 15 voluntários consumiram 200mg de por dia. No entanto, como os resultados deste ensaio são inconclusivos e sua qualidade metodológica é baixa, nenhuma conclusão pode ser tirada.

 

 

Precauções

Spirulina azul

Ao contrário de outras algas verde-azuladas, a spirulina não está contaminada com toxinas chamadas microcistinas. Se o rótulo de um produto contém uma menção do tipo "Alga verde-azulada", "Superalimento verde-azulado" sem a palavra "spirulina", provavelmente é outra espécie de cianobactéria, por exemplo. Exemplo Aphanizomenon flos-aquae que pode ser contaminado.

Um teste em cerca de 82 amostras de spirulina vendidas no Canadá revelou que essa alga também não está contaminada pela anatoxina-a, outra toxina perigosa produzida por certas algas.

As algas acumulam metais pesados? como chumbo, arsênio e cádmio quando seu ambiente de cultivo está poluído. Recomenda-se, portanto, optar pela spirulina cujos métodos de cultivo sejam rigorosamente controlados: procure as declarações a respeito no rótulo do produto ou, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante.

 

Spirulina tira o sono?

Como a spirulina pode ter um efeito estimulante em algumas pessoas, é melhor não tomá-la à noite.

 

Contra-indicações da spirulina

Nenhum nas doses atuais.

Pessoas com fenilcetonúria devem evitar spirulina porque, como todos os alimentos proteicos, ela contém fenilalanina.

 

 

Efeitos colaterais da spirulina

Em algumas pessoas, podem ocorrer vários sintomas, como distúrbios gastrointestinais e dores de cabeça, especialmente quando as doses iniciais são muito altas. Para evitar esses sintomas relacionados às propriedades desintoxicantes da spirulina, comece com 1 g por dia durante 1 semana e aumente gradualmente a dose nas semanas seguintes.

 

Interações

Com ervas ou suplementos - Nenhum conhecido.

Com medicação - Nenhum conhecido.

 

 

Valor nutricional - para que serve spirulina

A spirulina tem um valor nutricional muito interessante. Tome 2 colheres de sopa. (10 g) de spirulina, aproximadamente equivalente a comer ½ a 1 xícara de brócolis (para ferro), 1 cenoura (para carotenóides) e 1 ovo (para proteínas e alguns carotenóides). Em comparação com esses alimentos, a spirulina contém menos fibras, mas contém um pigmento azul antioxidante, a ficocianina. Por outro lado, é menos energético do que um ovo, por exemplo, pois contém muito poucas calorias.

 

Spirulina preço

Em termos de eficácia / preço, a spirulina não é muito mais cara por porção de 10g do que os alimentos citados acima, quando adquiridos a granel e em pó.

 

Devido ao seu conteúdo altamente concentrado de nutrientes, a spirulina seria indicada para pessoas que não gostam ou não consomem vegetais suficientes: 5 g de spirulina fornecem uma dose significativa de ferro e beta-caroteno.

 

Eu prefiro recomendar spirulina em pó em vez de cápsulas ou comprimidos, pois é um alimento. Desta forma, pode ser misturado com outros ingredientes saudáveis. Por exemplo, adicionando-o a um smoothie feito com bebida de baunilha de soja, baga, linhaça ou chia.

 

Concluindo, a spirulina não é superior a vegetais e frutas frescas, mas simplesmente uma forma eficaz de aumentar a ingestão de carotenóides, ferro e proteínas com apenas um alimento. Até o momento, não há estudo que comprove sua superioridade sobre outros alimentos na prevenção ou tratamento de doenças.

 

 

TAGS:

spirulina
spirulina para que serve
spirulina em pó
spirulina benefícios
para que serve spirulina
o que é spirulina
spirulina emagrece
spirulina o que é
spirulina para emagrecer
beneficios da spirulina
spirulina preço
para que serve a spirulina
spirulina tira o sono
 

Spirulina Orgânica Certificada 500 mg - Now Foods - 100 Comprimidos

Spirulina Orgânica Certificada 500 mg - Now Foods - 100 Comprimidos

Cód: SPIRULINA100

R$109,90

3x de R$36,63 sem juros

R$107,70 no boleto (-2%)

R$106,60 com PIX (-3%)

Spirulina Orgânica Certificada 500 mg - Now Foods - 200 Comprimidos

Spirulina Orgânica Certificada 500 mg - Now Foods - 200 Comprimidos

Cód: SPIRULINA200

R$159,90

3x de R$53,30 sem juros

R$156,70 no boleto (-2%)

R$155,10 com PIX (-3%)

Spirulina Orgânica Certificada 500 mg - Now Foods - 500 Comprimidos

Spirulina Orgânica Certificada 500 mg - Now Foods - 500 Comprimidos

Cód: SPIRULINA500

R$199,90

3x de R$66,63 sem juros

R$195,90 no boleto (-2%)

R$193,90 com PIX (-3%)

Spirulina Orgânica Certificada em Pó - Now Foods - 454g

Spirulina Orgânica Certificada em Pó - Now Foods - 454g

Cód: SPIRULINAPO

R$259,90

3x de R$86,63 sem juros

R$254,70 no boleto (-2%)

R$252,10 com PIX (-3%)

Plataforma

WBUY - Solução Inteligente em E-commerce